Uma das suas principais responsabilidades enquanto gestor de frota é reduzir os custos de utilização da mesma, sem comprometer os serviços contratados ou a segurança dos seus condutores.
Devido à realidade económica atual, a pressão para encontrar novas e melhores formas de gestão pode ser exaustiva mas, com um pouco de pensamento criativo, poderá encontrar oportunidades que ainda não tinha ponderado. Seguem alguns exemplos de como pode manter os custos da sua frota no mínimo.
Melhor manutenção
A fraca manutenção das viaturas leva normalmente a reparações não-planeadas, mais dispendiosas e com maior tempo de paragem na oficina. Estas interrupções não prejudicam apenas as operações da sua frota, mas também podem prejudicar a reputação do seu serviço, resultando em impactos na rentabilidade da empresa.
Verificações de rotina e alertar possíveis problemas por parte dos seus condutores, assim como as manutenções programadas são ingredientes cruciais para manter a sua frota económica e eficaz.
Repense a escolha dos seus automóveis
Existem vários fatores a considerar quando decide quais as viaturas a incluir na sua frota (especialmente quando os seus condutores não conduzem todos o mesmo modelo). Por vezes, um automóvel com um custo de aquisição ou aluguer mais baixo, acaba por custar mais no longo prazo se considerarmos outros fatores como o custo de combustível, os impostos, o seu desempenho, durabilidade ou manutenção. Assim que considerar adequadamente todos os custos de mobilidade e não só os custos iniciais, pode começar a adequar melhor as suas escolhas.
Eficiência do combustível
Estilos individuais de condução afetam o consumo de combustível de um automóvel. Condutores que adotam uma postura mais defensiva na estrada são significativamente mais “poupados” do que condutores agressivos, ajudando também a diminuir as emissões de gases.
Ao incentivar os seus condutores a conduzir de uma forma mais económica, pode fazer grandes poupanças ao final do mês e poupar dinheiro num menor número de reparações de consumíveis (ex: pneumáticos).
Ao tomar partido dos cartões de combustível, pode calcular o consumo da sua frota e premiar os condutores com as médias mais baixas. Ao fazê-lo, estará também a incentivar os restantes a conduzir de uma forma mais inteligente e económica, ajudando a manter os custos da sua frota baixos.
Os nossos especialistas em gestão de frotas podem ajudá-lo a tomar a melhor escolha. Qualquer que seja a sua preferência, temos a solução ideal para si.