Consulte aqui todas as informações
Documentos de Apoio
-
Meios de Resolução Extrajudicial de Litígios
Resolução Alternativa de Litígios de Consumo
(PDF, 406.0 KB) -
Formulário Alteração Débito Bancário Volkswagen Renting
Mandato SEPA Volkswagen Renting (PDF, 192.0 KB)
Dúvidas sobre a terminação do seu contrato?
Consulte aqui todas as suas dúvidas sobre terminações de contratos de Crédito, Leasing e ALD
Tendo em conta que o meu contrato está a terminar, como devo proceder?
Leasing e ALD - Irá rececionar na morada associada ao Financiamento, toda a documentação necessária para averbamento da viatura, assim como os procedimentos, 60 dias antes da data do fim do seu contrato;
Crédito - Irá rececionar na morada associada ao Financiamento, os procedimentos e custos associados para procedermos à Extinção de Reserva/Hipoteca da sua viatura.
Existem custos associados ao final do contrato?
Crédito - Existe um custo associado referente à comissão de serviço de extinção de reserva de propriedade/hipoteca, assim como a despesa de extinção do ónus, junto da Conservatória do Registo Automóvel.
Leasing - Existe um custo associado referente à comissão de serviço de extinção de locação financeira e de transferência de propriedade assim como a despesa referente ao averbamento da viatura (caso opte pelos nossos serviços no processo de averbamento da viatura).
ALD - Existe um custo associado referente à comissão de serviço de extinção de locação financeira e de transferência de propriedade assim como a despesa referente ao averbamento da viatura (caso opte pelos nossos serviços no processo de averbamento da viatura).
Os valores referentes às despesas encontram-se disponíveis no preçário para consulta em vwfs.pt
Como devo proceder ao pagamento das despesas de final de contrato?
As despesas de final de contrato são debitadas na conta associada ao financiamento, juntamente com o Valor Residual, na data fim do contrato conforme contratualizado.
Posso prolongar o Valor Residual contratualizado?
Existe a possibilidade de prolongamento do valor residual, com um custo associado de 250,00 € (acresce iva), sendo que o pedido deve ser solicitado até 60 dias da data fim do seu contrato, pelo que o mesmo requer apreciação por parte do nosso Departamento de Análise de Crédito, assim como o envio de documentação necessária para a respetiva analise;
Quais os documentos a enviar para o processo de averbamento da viatura?
Leasing e ALD - Será necessário o envio do Requerimento para Registo Automóvel e Declaração de Averbamento, juntamente com as cópias dos documentos de identificação atualizados de todos os intervenientes;
Crédito - Neste caso, não será necessário o envio de documentação, sendo que iremos proceder à Extinção de Reserva/Hipoteca da viatura, após débito da última renda e valor referente às despesas associadas. Após submetido o processo de Extinção de Reserva/Hipoteca, o cliente irá receber novo Documento Único Automóvel atualizado na sua morada.
Como preencho o Requerimento para Registo Automóvel?
Será necessário o preenchimento do campo nº3 sujeito ativo (frente) com dados da pessoa/empresa a quem será averbada a viatura e assinatura no campo nº 8 (verso), sujeito ativo, conforme documento de identificação.
Para cliente empresariais, é necessário reconhecimento dos documentos?
Sim, será necessário reconhecimento de assinaturas no Requerimento para Registo Automóvel, na qualidade e com poderes para o ato;
Como preencho a Declaração de Averbamento?
A Declaração de Averbamento deve ser preenchida com dados da pessoa/empresa a quem será averbada a viatura, com assinatura dos titulares do contrato, conforme documento de identificação, a autorizar o averbamento.
Os dados colocados na Declaração de Averbamento devem coincidir com os dados preenchidos no Requerimento para Registo Automóvel.
No caso de cliente empresa, a Declaração de Averbamento deve ser assinada e reconhecida, na qualidade e com poderes para o ato;
Posso averbar a viatura a um terceiro?
Sim, neste caso, será necessário o envio do Requerimento para Registo Automóvel com dados do terceiro, juntamente com o documento de identificação em caso de cliente particular e Declaração de Averbamento preenchida e assinada pelos titulares do contrato, a autorizar o averbamento a terceiros. Em caso de cliente empresa, será necessário o reconhecimento na qualidade e com poderes para o ato.
Caso prescinda dos vossos serviços no processo de averbamento da viatura, o que tenho de fazer?
Neste caso, será necessário que nos indique que prescinde dos nossos serviços através dos nossos canais de comunicação, em resposta à nossa carta de finalização enviada para a morada do contrato.
A informação deve ser efetuada até à data limite indicada na carta.
Será necessário o pagamento via débito direto, do valor referente à despesa associada, a devolução do Termo de Responsabilidade assinado (reconhecido em caso de cliente empresa) e informação do nome da pessoa/empresa a quem será averbada a viatura.
Os valores referentes às despesas e comissões encontram-se disponíveis no preçário para consulta em vwfs.pt.
Que documentos vou receber no caso de ser eu a tratar do averbamento?
Será enviado via CTT para a morada associada ao financiamento ou morada indicada pelo cliente, o Requerimento para Registo Automóvel devidamente reconhecido pelo Volkswagen Financial Services, com nome da pessoa/empresa no sujeito passivo.
Como devo proceder quando rececionar o Requerimento para Registo Automóvel?
Neste caso, será necessário dirigir-se a uma Conservatória do Registo Automóvel, proceder ao averbamento da viatura e enviar comprovativo do mesmo via email para: contact.volkswagen@vwfs.com.
É necessário devolver o Documento Único Automóvel?
Não necessita de enviar o Documento Único Automóvel, sendo que deve fazer-se acompanhar do mesmo, até receção do documento atualizado.
Quanto tempo demora a receção do novo Documento Único Automóvel?
O processo de averbamento pode levar até 60 dias.
Como devo proceder com o Seguro Automóvel?
Caso exista um Seguro Automóvel associado ao Financiamento, o mesmo será cancelado na data de fim do contrato.
Para novo o Seguro Automóvel será necessário solicitar uma Declaração de Desinteresse de Seguro, através dos nossos canais de comunicação.
Como devo proceder com o Seguro Plano Proteção ao Crédito?
Caso exista um Seguro de Plano de Proteção ao Crédito, o mesmo será cancelado na data de fim do contrato.
O que devo fazer em relação ao IUC?
Produto Leasing - O IUC deve ser liquidado diretamente pelo Cliente.
Produto ALD - Se o aniversário da matricula ocorrer próximo da terminação do contrato, iremos proceder à liquidação do mesmo, debitando posteriormente o valor na conta associada ao financiamento.
Após final do contrato, como se processa o cancelamento do débito direto?
Neste caso, será necessário efetuar o cancelamento do débito direto junto do seu banco, após pagamento de todos os valores inerentes ao processo de terminação do seu contrato.
Caso o aniversário da matricula ocorrer próximo da terminação do contrato, pedimos especial atenção ao débito posterior do valor referente ao IUC, conforme contratualizado (aplicável apenas ao produto ALD).